Saiba quais são os maiores produtores de soja do Brasil
Para entender melhor os impactos da agropecuária na economia do nosso país, é preciso conhecer os maiores produtores de soja do Brasil. Isso porque, segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (EMBRAPA), a nação é a 4º maior produtora de grãos do mundo.
Seguindo a mesma pesquisa, é estimado que o Brasil produzirá mais de 145 milhões de toneladas de soja em meados de setembro de 2021. Com esse cenário em vista, criamos esse conteúdo com o intuito de te ajudar a entender mais sobre a produção e destinos desse grão.
Continue a leitura conosco e saiba mais sobre os produtores de soja do Brasil!
Produção e destinos da soja
Antes de conhecer os maiores produtores de soja do Brasil, você irá entender como é feita a colheita desse grão. Esse é um conhecimento muito importante, já que é preciso ter uma visão estratégica e eficiente desde os melhores solos até os principais destinos do produto.
Veja a seguir o passo a passo do ciclo de produção da soja:
Estruture o seu plano de colheita
A palavra dessa fase é planejamento. Sendo assim, fique de olho na programação do seu plantio dos grãos para que você possa colher um produto de qualidade, evitando que as plantas permaneçam por muito tempo no campo.
De olho no solo!
Sem um solo apropriado, pode dizer adeus a qualidade da sua soja. Então, para que a sua produção seja a melhor possível, realize um bom preparo do solo, focando sempre no manejo fitossanitário de pragas e doenças que podem prejudicar a colheita.
Aguarde pela maturidade e faça o manejo de dessecação
Apenas realize a colheita quando os grãos atingirem o estágio de maturidade fisiológica, ou seja, no momento que não há mais o transporte interno de nutrientes da planta, acumulando assim um número máximo de matéria seca.
Com essa maturidade, a soja estará úmida, permitindo que você realize o manejo de dessecação — etapa do processo visa diminuir o tempo do produto em campo e garantir sua qualidade.
Revisão e velocidade
Para ter sucesso na colheita, sempre revise os maquinários que farão grande parte do trabalho, assim você evitará surpresas desagradáveis. Além disso, foque na velocidade da colheita!
Alguns especialistas afirmam que conforme você colhe o produto com mais agilidade, menor será qualquer eventual prejuízo em relação à qualidade da soja.
Chegou a hora de transportar!
Após a colheita, saiba onde você realizará o armazenamento do seu produto. Depois, garanta um bom serviço de transporte para levar a soja até o seu comprador final. Ter uma atenção especial nessa área pode ser um grande diferencial dos concorrentes, uma vez que, mais de 1 milhão de toneladas do grão são perdidas devido falhas nesse processo.
O produto então é encaminhado para o destino de seus compradores, segundo uma pesquisa do Farmanews, estes são os maiores compradores de soja do Brasil, do período de 2020 até agosto de 2021 (valores em milhões de dólares):
- China, com 73% da exportação, média de $ 18.633,70
- Holanda, com 4% da exportação, média de $ 1.074,90
- Espanha com 3% da exportação, média de $896,20
- Tailândia com 3% da exportação, média de $756,30
- Turquia 3% da exportação, média de $643,20
Os quatro maiores produtores de soja do Brasil
Agora que você já entendeu sobre o ciclo da soja e seu mercado, chegou a hora de conhecer os três maiores produtores de soja do Brasil. Veja quais são eles:
1º Grupo Bom Futuro
O grande rei da produção de soja no Brasil definitivamente é o Grupo Bom Futuro! Com uma produção total de mais de 1,3 milhão de toneladas de grãos de soja, a empresa possui 583 mil hectares de plantação.
Com unidades centralizadas no Mato Grosso, região responsável pela produção de mais de 13,720 milhões de toneladas de soja, a empresa também expande suas atividades para outros estados do país.
2º SLC Agrícola
Fundada em Porto Alegre, região com mais de 20,164 milhões de toneladas de produção de soja, a SLC Agrícola é a segunda maior produtora de soja no Brasil. A empresa apresenta mais de 468,2 mil hectares de plantação.
Com filiais em mais de 6 estados brasileiros, a SLC apresenta diferenciais como:
- 78 mil hectares com aplicação de defensivos;
- 8 fazendas conectadas à internet
3º Grupo Amaggi
Localizada no Paraná, o Grupo Amaggi possui mais de 258 mil hectares de plantação de soja. Considerado o terceiro maior produtor do Brasil, a empresa une as técnicas de plantio com a tecnologia, propiciando um grande diferencial frente à concorrência. Em 2020, mais de um 1 milhão de grãos foram produzidos e entregues.
Não podemos nos esquecer que além desses grandes grupos, há outros que contribuem fortemente para a expansão da agricultura no Brasil, gerando alimento e também oportunidades de emprego nas regiões.
Um exemplo está no Oeste da Bahia onde a Delfin Rio desenvolve um projeto, há mais de 20 anos, para implantação da agricultura na cidade de Formosa do Rio Preto. Segundo Daniel Ferraz, gerente Administrativo e Financeiro da Delfin Rio, o projeto contribui atualmente com a produção de mais de 65 mil hectares na safra 2021, resultando em 311 mil toneladas de soja, milho e algodão.
Os maiores produtores de soja do Brasil ocupam essa posição por estarem sempre atentos ao ciclo de produção do grão, visando sempre uma ótima qualidade do produto e da sua entrega. Esse cenário contribui para boas prospecções e movimenta o mundo rumo ao crescimento e desenvolvimento.