Conheça os grandes benefícios de praticar jiu-jitsu
A prática do jiu-jitsu não se limita aos benefícios para a saúde física. Por meio de sua filosofia milenar, também colabora para o crescimento pessoal ao transmitir valores como persistência, autoconfiança, disciplina e respeito.
Com pontos positivos que se destacam na formação de crianças e jovens, a modalidade está sendo disseminada em todo o País, chegando em comunidades carentes por ações sociais promovidas por empresas como o Agronegócio Estrondo, que mantém o projeto “Do Tatame para a Vida”, que atende a crianças e adolescentes de Formosa do Rio Preto.
Além de incentivar o apreço por atividades físicas, o esporte também pode oferecer diversas oportunidades para pessoas socialmente vulneráveis.
Por esse motivo, saiba mais sobre a prática do jiu-jitsu e seus benefícios para a saúde física, mental e para a sociedade.
O que o jiu-jiu-jitsu e quais seus benefícios?
O jiu-jitsu faz parte de uma família de artes marciais japonesas que utiliza diferentes técnicas e golpes corporais com o objetivo de derrubar ou imobilizar o oponente.
Esse esporte chegou ao Brasil em torno do século XIX, e se adaptou ao País, criando uma submodalidade própria.
Hoje, a prática conta com uma Confederação e realiza campeonatos mundiais.
Atualmente, é o esporte individual que mais cresce no país, com cerca de 550 mil praticantes e 2 mil estabelecimentos de ensino nas grandes capitais.
Essa popularidade ocorre por conta das suas vantagens. Treinar jiu-jitsu permite desenvolver força, resistência e flexibilidade, além de disciplina, por ser um esporte que prega o respeito aos superiores e mais experientes.
Além disso, é ideal para manter uma boa condição física e desenvolver a autoconfiança com técnicas de defesa pessoal. Para quem pratica, é possível reduzir a ansiedade e ter mais bem-estar.
Esses benefícios são ainda melhores para as crianças e jovens, pois une atividade física, desenvolvimento pessoal e o incentivo ao esporte desde cedo.
A prática do jiu-jitsu para crianças é recomendada a partir dos 4 anos, mas pode se estender por toda a vida.
Crianças que praticam essa arte marcial podem se defender mais facilmente, melhoram a relação com colegas e aprendem a superar obstáculos.
O esporte pode ser a porta de entrada para crianças e adolescentes de comunidades carentes, já que pode oferecer oportunidades de crescimento e destaque no cenário nacional.
Conheça o projeto “Do Tatame para a Vida”.
A prática de jiu-jitsu é incentivada a crianças e adolescentes de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, através do projeto social “Do Tatame para a Vida”. Atualmente, são cerca de 120 adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social que recebem incentivo da ação.
Coordenado pelo professor Luciano Henrique Barreto, o projeto é apoiado pelo Agronegócio Estrondo desde 2021 e, em breve, ganhará uma nova sede com mais espaço para ampliar as suas atividades.
Com o acréscimo de salas de treinamentos e refeitórias compartilhados, será possível atender a mais pessoas, oferecendo oportunidades de melhoria de vida para a comunidade.
Por meio da prática de jiu-jitsu, centenas de crianças poderão estar inseridas em um novo contexto social, com a possibilidade de se destacar no cenário do esporte, além de aprender mais sobre disciplina, resistência e colaboração.
Vale a pena incentivar a prática de jiu-jitsu?
O incentivo à prática do jiu-jitsu é fundamental em qualquer idade, especialmente para crianças e jovens, pois traz uma série de benefícios no desenvolvimento pessoal e físico.
Além disso, também é importante apoiar causas sociais que aumentem o contato das comunidades carentes com o esporte, promovendo mais oportunidades para a vida das pessoas.
Assim, vale a pena não apenas incentivar a prática do jiu-jitsu, como também seguir o exemplo de empresas como o Agronegócio Estrondo e promover campanhas que atendam aos jovens vulneráveis, melhorando sua qualidade de vida.