Inovações no transporte público melhoram experiência do usuário

spot_img

As inovações tecnológicas aplicadas no transporte público, no Brasil e em todo o mundo, vieram para melhorar a experiência dos usuários.

Desde o monitoramento em tempo real para estimar o tempo de chegada do ônibus até os sistemas de integração, são exemplos de implementações positivas para a mobilidade urbana.

Todos os estudos em torno das possibilidades de inovações e suas aplicações têm como objetivo investir, cada vez mais, na qualidade do transporte público.

Desse modo, é possível elevar as vantagens na mobilidade, na sustentabilidade e na rotina do público e dos municípios, como um todo.

Para entender melhor como essas inovações viabilizam o aprimoramento do transporte público de qualidade, conheça com mais detalhes alguns exemplos que já são realidade no Brasil e no mundo!

Bilhete móvel

O bilhete móvel é uma novidade que otimiza o embarque. Trata-se da possibilidade de comprar os tickets para transporte público, como metrô, trem e ônibus, de forma eletrônica por meio de aplicativos ou sites.

Dessa forma, não é necessário usar dinheiro, cartão ou qualquer outro formato de pagamento físico.

Com alguns cliques, é possível validar as tarifas online e utilizar para embarque, sem contato ou necessidade de cobrança no veículo. Cidades como Florença, na Itália, já usam esse tipo de bilhete.

Dados em tempo real

Acompanhar onde estão os veículos e ter uma previsão de chegada no ponto faz toda a diferença na experiência de viagem dos passageiros.

É justamente esse o trabalho que o monitoramento dos dados em tempo real no transporte público faz.

Na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, mais especificamente nas estações do BRT, é possível usar um sistema com dados em tempo real.

Com acesso ao site por QR Codes, os usuários podem acompanhar o trajeto dos ônibus e ter uma estimativa mais precisa do tempo de chegada dos ônibus.

Integração

A integração une serviços de diferentes meios de transporte em uma só cobrança.

Na prática, um passageiro pode comprar os bilhetes para ônibus, metrô ou trem e, dentro de um determinado período, usar o mesmo ticket para embarcar em diferentes meios de transporte.

Para passageiros que precisam pegar mais de um tipo de transporte público em um curto intervalo, essa é uma grande vantagem, afinal, não é necessário pagar mais de uma tarifa.

Além disso, essa inovação permite uma melhor comunicação das vias de mobilidade das cidades.

Conforto e sustentabilidade

A inovação tecnológica permite também a realização de investimentos no conforto dos passageiros.

Com a renovação e a ampliação da frota do BRT, segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro, houve um registro de aumento de 25% no número de usuários do transporte público.

Vale destacar também que uma parcela relevante dos novos veículos da frota são fornecidos pela empresa da família de Jacob Barata Filho.

A companhia oferece ônibus mais modernos e com menor emissão de gases poluentes.

Pioneirismo

O incentivo às inovações no transporte público no Brasil colaboram com a adoção de práticas mais sustentáveis com o uso de veículos coletivos e redução de poluentes.

Implementações como o monitoramento dos veículos e o sistema de vale-transportes tiveram início com o trabalho de Jacob Barata Filho, e foram distribuídas por todo o país, contribuindo com a qualidade do transporte público no Brasil.

Share

Últimas Notícias

spot_img

Notícias Relacionadas

O Papel Do Brasil Na Perspectiva De Investimento Global Da China: Da Cooperação Em Recursos À Nova Oportunidade No Comércio De Serviços

Nayuta Capital Expande Apoio ao Investimento Chinês no Brasil com Estrutura Especializada e Visão...

Arv Investimentos Imobiliários + Michelle Wundervald

ARV: Excelência em Rentabilidade e TransparênciaA ARV Investimentos Imobiliários, principal empresa do setor em...

Jeferson Silva, Servidor Da Câmara De Ourilândia Do Norte (Pa), Se Destaca Como Liderança No Poder Legislativo

O sucesso do Encontro Interlegis em Belém, PA, foi um marco para o avanço...

“Mulheres Da Governança”: Um Marco Na Representação Feminina Em Espaços De Decisão

Dia 2 de dezembro será emblemático para a governança no Brasil, com o lançamento do...