No Brasil, o Dia Nacional do Turismo é comemorado em 8 de maio, com objetivo de incentivar a atividade no país e promover a conscientização sobre a importância dessa área.
A data foi criada por meio da Lei nº 12.625, em 2012, e levanta debates importantes acerca da relevância turística para o segmento social brasileiro.
Além disso, é um dos setores mais importantes da economia, gerando empregos, movimentando a indústria de serviços e contribuindo para a preservação e valorização do patrimônio cultural e natural do país.
Por esse motivo, vale conhecer mais sobre a data e reconhecer destinos importantes no cenário nacional.
Importância do turismo para a economia brasileira
O turismo é um setor de grande importância para a economia brasileira, contribuindo significativamente para a geração de empregos e renda. Em 2022, o faturamento alcançou R$ 208 bilhões, 28% maior do que o registrado em 2021.
Além disso, também movimenta diversos segmentos da indústria, como o de transporte, hospedagem, alimentação, entretenimento e comércio.
O Brasil possui uma grande diversidade de atrativos turísticos, como praias, florestas, monumentos históricos e culturais, fazendo desse segmento uma das principais atividades locais.
Assim, investir no turismo é fundamental para impulsionar o crescimento econômico e social do Brasil.
4 destinos incríveis no Brasil para entrar em contato com a natureza
No Dia Nacional do Turismo, vale a pena conhecer alguns destinos marcantes para entrar em contato com a natureza. Veja mais detalhes:
Alter do Chão
Alter do Chão é um destino turístico popular no estado do Pará, conhecido por suas praias de água doce e suas paisagens naturais impressionantes.
A cidade é cercada pela floresta amazônica e banhada pelo Rio Tapajós, um dos mais belos rios do país.
“Esse destino nos permite vivenciar um turismo ecológico de primeira e apreciar as raízes culturais da região, seja através do carimbó ou da culinária”, comenta Claudia Vieira Levinsohn, apreciadora do turismo ecológico e que tornou Alter do Chão seu destino de viagem.
Pantanal
O Pantanal é uma das regiões mais populares de ecoturismo no Brasil, sendo rica em biodiversidade, com uma grande variedade de animais e plantas.
O local também é conhecido por suas paisagens impressionantes, com vastas planícies alagáveis, rios sinuosos e matas ciliares.
Para Claudia, este é um destino diferenciado, que proporciona uma experiência envolvendo sustentabilidade e responsabilidade social, além de gerar lembranças inesquecíveis.
Praia dos Carneiros
A Praia dos Carneiros está localizada no litoral sul de Pernambuco, sendo bastante conhecida por suas águas cristalinas, areia branca e inúmeros coqueiros.
Ela é cercada por uma grande área verde de manguezais, sendo considerada uma das mais belas regiões do Brasil.
Também é famosa por sua igreja em estilo colonial, a Igreja de São Benedito, construída em 1910. Um ponto turístico muito visitado.
Segundo Claudia, este é o local ideal para quem se interessa por história, pois guarda uma estrutura rústica e pinturas antigas.
Chapada dos Veadeiros
Finalmente, no Dia Nacional do Turismo, vale falar sobre a Chapada dos Veadeiros, uma área de preservação ambiental localizada no estado de Goiás.
Ela é popular pelo ecoturismo, com belezas naturais e diversidade ecológica. A região também é formada por um planalto com uma série de cachoeiras, com fauna e flora variadas.
“Vale a pena conferir esse destino, especialmente pessoas que buscam mais tranquilidade e autonomia. E, além disso, a maioria das visitas são gratuitas”, indica Claudia Vieira Levinsohn, que também é apreciadora do ecoturismo no local.
No Dia Nacional do Turismo, vale a pena destacar estes destinos populares no Brasil, incentivando as atividades e também as visitas nas mais variadas regiões do país, contribuindo positivamente para a economia e o desenvolvimento social em âmbito nacional.