Saiba o que é agricultura e seus principais tipos
A agricultura é uma das atividades econômicas mais antigas do mundo, responsável pelo surgimento de muitas civilizações. Entender o que é a agricultura, trata-se de entender, até mesmo, como os humanos evoluíram até os tempos atuais.
Saiba mais sobre o que é a agricultura e seus principais tipos!
Origem da agricultura
A agricultura brasileira começou no nordeste do país em meados do século XVI com o cultivo da cana-de-açúcar. Foi somente no século XVIII, com o início da mineração e da cafeicultura, que o cultivo de outras hortaliças começou a se destacar.
No entanto, o cultivo do café, que criou riqueza ao longo do século XIX e influenciou significativamente a política nacional, começou a declinar quando a crise atingiu o auge em 1902.
Nessa época, o Brasil produziu mais de 16 milhões de sacas de café, enquanto o consumo mundial era de pouco mais de 15 milhões de sacas, resultando em uma queda nos preços do produto.
Além disso, o aumento da urbanização do país trouxe novas demandas, como o aumento da matéria-prima para o plantio.
O que é a agricultura no Brasil
A agricultura foi modernizada, mas os desafios permanecem. Uma pequena porção da propriedade rural concentra muita riqueza, com milhões de hectares de solo degradado e pastagem.
Nos últimos 40 anos, o Brasil passou de um país importador de alimentos para um grande fornecedor mundial. A produção agrícola e a produtividade aumentaram significativamente.
O preço da cesta básica brasileira caiu significativamente, e o país tornou-se um dos principais players do agronegócio mundial. Hoje, há mais produtividade por hectare de terra, o que é um aspecto extremamente importante para proteger os recursos naturais.
Abundância de solo
Sendo um dos países com maior extensão territorial, 851,487 milhões de hectares (ha), cerca de 41% da área total do país é destinada
à agricultura.
Boa luminosidade
A localização geográfica do país, próximo da linha do Equador, permite uma boa luminosidade na maior parte do ano, tornando o processo agrícola favorável em nossas terras.
Temperatura ideal a maior parte do ano
Temperatura e umidade são os fatores que mais afetam a produtividade da cultura. Um dos principais fatores afetados pelo clima é o zoneamento agrícola. Todas as culturas têm um para produção.
No zoneamento agrícola, o clima, o solo e o ciclo das plantações são considerados para determinar os riscos climáticos envolvidos no manejo da cultura que podem levar a perdas na produção agrícola.
Isso porque cada safra tem uma condição específica na qual se desenvolverá melhor, que depende não só da época mais adequada para a safra, mas também da temperatura e da precipitação mais favoráveis.
Oferta de água em abundância
Um setor vital para o abastecimento mundial de alimentos, a irrigação é a atividade econômica que mais desperdiça um recurso essencial à vida: a água.
A Organização das Nações Unidas (ONU) revela que cerca de 70% de toda a água disponível no mundo é utilizada para irrigação.
Principais tipos de agricultura
A agricultura possui tipos, confira a seguir os principais:
- Agricultura orgânica: este é um processo produtivo dedicado à produção orgânica e saudável de alimentos vivos para garantir a saúde humana.
- Agricultura biodinâmica: é um modelo de produção agrícola que, como a agricultura orgânica, não utiliza fertilizantes químicos, venenos de herbicidas, sementes geneticamente modificadas, antibióticos ou hormônios.
- Agricultura regenerativa: termo criado por Robert Rodale em 1983, refere-se à necessidade de reconstruir os recursos naturais em áreas com alta intensidade agrícola.
- Agricultura sintrópica: é um termo para sistema agrícola agroflorestal baseado no conceito de entropia. Este aspecto da agricultura busca inspiração na dinâmica natural dos ecossistemas que não foram perturbados pelo homem para alcançar um manejo sustentável.
- Agricultura biológica: é um sistema de produção agrícola (vegetais e animais) que visa a obtenção de alimentos de qualidade, utilizando tecnologia para garantir a sua sustentabilidade, protegendo o solo, o ambiente e a biodiversidade.
- A agricultura comercial, ou também conhecida como agricultura moderna: é um sistema de produção que investe em equipamentos tecnológicos, como a utilização de máquinas e aviões modernos.
- Agricultura de subsistência ou familiar: trata-se de um método que tem como objetivo principal a produção de alimentos que garantam a sobrevivência do agricultor, de sua família e de sua comunidade, ou seja, visa atender às necessidades alimentares das famílias rurais.
Agricultura gera oportunidades
A agricultura produz os alimentos e commodities usados pela indústria, comércio e setor de serviços. Como tal, é a base para a manutenção da economia mundial.
Além disso, gera empregos para a população, atua na exportação de produtos e é considerada uma das bases econômicas mais importantes do Brasil.
A agricultura pode gerar emprego, renda e qualidade de vida à população como ocorre no projeto da Delfin Rio, desenvolvido há mais de 20 anos na região do Oeste da Bahia.
“Com esse projeto, desenvolvido por meio de um rigoroso processo de licenciamento ambiental, já conseguimos contribuir com a produção de mais de 376 mil toneladas de soja na safra 2021”, declara Daniel Ferraz, gerente Administrativo e Financeiro da Delfin Rio.