Conheça a Armênia!
A Armênia é um país relativamente pequeno, mas repleto de belezas naturais e locais turísticos. É uma região montanhosa e que guarda uma cultura incrível. Dizem os estudiosos que é lá onde ficava o Jardim do Éden, um local famoso no livro do Gênesis, da Bíblia, onde fora narrada a história de Adão e Eva.
Quer descobrir mais sobre esse destino? Continue sua leitura!
Como se preparar com segurança para viajar à Armênia?
Para que você possa aproveitar sua viagem à Armênia sem imprevistos, é fundamental tomar alguns cuidados. Vamos a eles?
- Vistos e vacinas: para visitar a Armênia, nenhuma vacina específica é requerida. Sobre o visto, desde 2015 os brasileiros não necessitam de visto para embarcar na Armênia e passar um período de até 90 dias. Dependendo da escala do voo, o turista deverá ter um visto de trânsito. Para mais informações sobre o visto, vá para o site do consulado da Armênia no Brasil.
- Seguro viagem: para não ter imprevistos, é fundamental que você faça um seguro viagem, mas ele não é obrigatório. É apenas uma recomendação.
- Escolher locais seguros para hospedagem: para que você possa se hospedar com tranquilidade, escolha hotéis e pousadas recomendados por outros viajantes.
- Contratar guia local: contar com um guia local é essencial. Além de mais em conta, você irá conhecer lugares maravilhosos e menos badalados.
- Roteiro planejado: para aproveitar todos os momentos, planeje seu roteiro com antecedência e deixe ingressos e acessos a locais comprados. Dessa forma, você não corre riscos de não poder visitar algum local.
- Pensar no orçamento: o orçamento é algo fundamental quando viajamos. Pense sempre em deixar um dinheiro reservado para imprevistos ou para compra de lembrancinhas.
Armênia: principais roteiros turísticos
A Armênia é um destino que vem atraindo novos olhares nos últimos anos. Pessoas do mundo todo estão tendo a oportunidade de conhecer o local, como a brasileira Claudia Vieira Levinsohn, que viajou à Armênia e ficou encantada com os roteiros turísticos exóticos.
Veja, a seguir, alguns dos destinos mais encantadores do país.
Capital Yerevan
A capital do país provavelmente será seu primeiro destino. Veja as opções que te aguardam:
- a cidade é repleta de museus, todos belíssimos;
- passeie pelos mercados da cidade;
- caminhe até o topo da The Cascade: uma escada gigante cheia de esculturas e flores que recompensará com uma vista da cidade e da montanha ao fundo;
- explore o Victory Park no topo da Cascade e visite a estátua da Mãe Armênia, bem como o parque de diversões da era soviética.
Lago Sevan
O lago é cintilante e cristalino e é o maior do Cáucaso. É uma das escapadelas favoritas dos armênios durante os verões escaldantes.
Se você estiver aqui durante o verão e quiser praticar esportes aquáticos, você pode querer passar a noite em um dos muitos bangalôs que se alinham à beira do lago.
Caso esteja em uma época mais fria, o lago e as áreas circundantes ainda valem 100% uma visita.
Khor Virap
O mosteiro de Khor Virap é um dos mais populares destinos turísticos na Armênia. Sua localização, junto à fronteira turca, oferece uma vista espetacular do Monte Ararate, a montanha que é o símbolo nacional da Armênia.
Está localizado a 40 min de Yerevan.
Haghpat e Sanahin
Dois mosteiros muito famosos da Armênia atraem muitos visitantes todos os anos. Haghpat é considerada uma obra-prima da arquitetura religiosa, esta instituição da Igreja Apostólica Armênia foi inscrita como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1996.
Já Sanahin, é o mosteiro mais antigo do que Haghpat, porém, é difícil dizer qual é mais belo.
Mosteiro Geghard
O mosteiro de Geghard é uma construção única, por estar incrustada na montanha e rodeada por rochedos, qualificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO e que se localiza na província armênia de Kotayk.
Teleférico Tatev
Conhecido como Wing of Tatev, ele é o maior teleférico do mundo, com registo no Livro dos Recordes como o mais longo teleférico sem paradas do mundo. E ele é longo mesmo, com 5.752 metros de comprimento. Isso mesmo, quase 6 quilômetros!
O teleférico liga o vilarejo de Halidzor, a cerca de 20 km de Goris, ao Mosteiro de Tatev.
Esperamos que este artigo tenha te inspirado a conhecer novos locais, fugindo dos destinos turísticos mais conhecidos. Nos vemos no próximo post!