Quais são as Tendências para a Construção Civil?
A construção civil é uma área ampla que admite diversos profissionais, todos especializados para que as obras sejam construídas com segurança, utilizando máquinas e ferramentas de ponta.
Isso permite que os projetos possam ser concluídos, respeitando as necessidades dos clientes e as exigências do mercado. Mas para usar o que há de melhor, é preciso ficar atento às novidades.
Por isso, neste post, vamos apresentar as 7 melhores tendências do mercado. Confira!
Como a Engenharia Civil surgiu?
O conceito de engenharia existe há muitos anos, desde quando o homem criou a alavanca e a roda, mas as primeiras construções são as pirâmides do Egito, construídas há mais de 2000 a.C.
O sistema usado já era inovador, porém, ao longo do tempo, é possível observar um avanço em outras obras. Foi assim que surgiram e foram usadas novas ferramentas para criar a Muralha da China, o Partenon, as Barragens Romanas e muitas outras.
Mas só no século XVIII, devido às ideias iluministas que surgiram, surgiram as primeiras escolas de engenharia, tendo o desenvolvimento da engenharia civil, em primeiro momento, na França. Hoje, há diversas engenharias e centros institucionais que contribuem para o avanço do setor no mercado.
7 Tendências na Construção Civil
Mesmo que a construção civil já tenha se transformado ao longo do tempo e inovado o mercado da engenharia, ainda assim, é preciso reciclar o conhecimento e aprender coisas novas a todo momento. Por isso, é essencial ficar atento às tendências que surgem no mundo. Acompanhe!
1. Biomimética
Trata-se da área da ciência que estuda as estruturas biológicas e suas funções. O objetivo da biomimética é fazer com que esses conhecimentos sirvam para as mais variadas áreas, incluindo a construção civil. Logo, a natureza tem muito a ensinar e é possível aprender com as experiências passadas.
De acordo com o estudo publicado no periódico Energy Procedia, 2017, o mundo natural contém atributos que são interessantes para a construção de projetos sustentáveis e soluções tecnológicas.
2. Tecnologia Digital
A era digital veio com tudo e essa solução se tornou fator primordial ao setor de construção. Isso porque, além de contribuir para um crescimento exponencial do negócio, também ajuda a obter resultados finais de mais qualidade.
Hoje, existem algumas tecnologias que são mais usuais, como robôs, que aumentam a eficiência das inspeções e automatizam as tarefas que são repetitivas, e drones, muito comuns para inspeções mais perigosas em área de riscos e de maior chance de queda.
Além disso, é possível usar a inteligência artificial tanto para a parte de engenharia quanto na construção, fazendo com que as informações cheguem mais rápido e sejam efetivas.
3. Cidades Inteligentes
Cidades inteligentes são inovações diretas da construção civil e esse conceito tem se tornado cada vez mais evidente nos últimos anos, tendo um crescimento ainda mais significativo.
De acordo com as Nações Unidas, até o ano de 2050, a população que mora em áreas urbanas deve chegar a 68%. Mas para construir essas cidades, é preciso focar os esforços em construção sustentável, ligando a natureza e a sociedade.
Além disso, também é necessário contar com otimização de energia, água e transporte, com a finalidade de promover uma melhor qualidade de vida aos moradores.
4. Construção Verde
Falando em construção sustentável, vale ressaltar que esse tipo de implementação já é aplicado até mesmo em modelos mais tradicionais da cidade, pois traz muitos benefícios para o meio ambiente e, consequentemente, para as pessoas.
Além de possibilitar uma melhora na qualidade de vida e contribuir para a preservação dos recursos ambientais, o custo operacional para a construção verde é menor. Ainda, há um aumento na valorização da região e o retorno de investimento pode chegar em 7 anos.
5. Construção Modular e Pré-Fabricada
Essa tendência objetiva associar grandes obras com prazos curtos de entrega. Logo, é um tipo de construção feito por módulos, onde o construtor e sua equipe usam blocos parecidos com caixas. As peças são construídas fora do canteiro de obra e montadas posteriormente até que a edificação fique pronta.
Uma das maiores vantagens é que as fábricas que produzem esses módulos contam com equipamento de última geração, resultando em peças de alta precisão. Isso permite que o projeto seja finalizado de forma mais rápida, gerando menores custos, mas sem perder a qualidade.
6. Impressão 3D
A impressão 3D já é uma realidade no mundo todo e pode ajudar a melhorar muito a construção civil. Nesse sentido, essa tecnologia é muito usada em construções modulares, tanto nas fábricas quanto nos canteiros de obras, onde as peças podem ser feitas neste equipamento com precisão incrível.
Trata-se de uma tendência em crescimento, pois, além de precisão, fornece praticidade ao profissional.
7. Building Information Model (BIM)
Em português, significa Modelagem da Informação da Construção, que nada mais é que processo de criação e gestão de informação. A BIM é feita desde o início até a finalização de um projeto e é baseada em um modelo 3D.
Com isso, acionistas e profissionais envolvidos com o projeto conseguem planejar, desenvolver, construir e gerenciar toda a obra com mais eficiência, segurança e precisão, seguindo um modelo já produzido por ferramentas digitais.
Ainda, essa modelagem interage com outras tecnologias, como a realidade virtual e a realidade aumentada.
O conteúdo foi útil? Essas tendências podem ajudar você a planejar melhor seus projetos e a transformar sua construção civil em algo mais promissor diante dos clientes.